domingo, 18 de julho de 2010

Por que tantos Suicídios?

Em um determinado telejornal essa semana, passou um reportagem sobre suicídios.
A estatística mostrava que de cada 200 mil brasileiros, 9 cometem suicídios.
Fiquei horrorizada com esse número e resolvi pesquisar.
Meu horror piorou quando vi as estatísticas do mundo inteiro,
o Japão, a Índia e a China lideram a lista com 40% de suicídios cometidos em todo o mundo.

Sei que esse não é um assunto que as pessoas se interessam muito,
mas achei interessante trazer algumas informações sobre suicídios.

-Alguns Dados sobre Suicídio:

* A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 1 milhão o número de suicídios em 2000
* Países do Leste Europeu são os recordistas em média de suicídio por 100.000 habitantes
* Homens cometem mais suicídios do que as mulheres
* No Brasil a média 9 suicídios para cada 200 mil habitantes.
*

-Causas mais comuns de Suicídios:

* Depressão
* Dependência Química (drogas e álcool)
* Anorexia
* Esquizofrenia
* Transtorno de personalidade
* Desemprego
* Falta de moradia
* Discriminação

-Formas mais comuns de Suicídios:

* Overdose
* Enforcamento
* Corte de pulso e carótida
* Envenenamento por gás
* Choque elétrico
* Colisão de carro
* Afogamento
* Auto-imolação
* Congelamento
* Auto-defenestração(atirar-se de altura)

Agora vamos lá:

Agente vê tantas pessoas sofrendo mas lutando por suas vidas,
sei que é difícil para muitos continuar vivendo com todos os problemas
porém são nestes momentos de dificuldades que agente pode se superar, não é verdade?
Espero que esse dados diminuem, existem muitas formas de'dar a volta por cima':
ONG's, associações, religiões e tantas outras maneiras de recomeçar a vida.
Não quero me envolver na questão religiosa, mas considero um crime gravíssimo cometido contra si próprio.

Mande sua opinião sobre o assunto!
Bjsss! Até a próxima.!.!.!.!.

3 comentários:

  1. muitoo importantee o tema escolhido! pois são com pequenas atitudes q em alguns casos mudamos uma grande história!
    devemos abordar sobre casos polêmicos para abrir os olhos de tds!!

    bjuxx LINEE! ty amúh miga!

    by:lúh loyolaa

    ResponderExcluir
  2. eiiii legal seu blog... legal mesmo, mais ainda por estar me seguindo la no meu hauhuauhauh...

    abração...

    ResponderExcluir
  3. Ninguém pensa que pode ser atingido por esse mal, até que aconteça com algum parente ou amigo. Minha família sempre religiosa, sempre abençoada sofreu a tragédia do suicídio. É um choque , estamos sofrendo muito como sobreviventes do suicídio, minha irmã linda tinha acabado de completar 30 anos, era casada com um residente de medicina, tinha um filho lindo de 06 aninhos,era muito inteligente, e ela sempre com um sorriso no rosto, nunca via minha irmã triste, ela era tão forte, possuia uma alma tão boa... até que um dia ela ficou depressiva, a depressão foi tão violenta que nem deu tempo dela se recuperar com os remédios prescritos pela sua psiquiatra, nos últimos dois dias antes do suicídio, ela disse para os meus pais que estava com vontade de morrer,claro que ficamos preocupados, mas a gente achou que era só uma fase da depressão, que ela ia tomar os remédios e logo iria melhorar, não passou pela nossa cabeça que ela estava tão debilitada. Minha irmã era meu exemplo de vida, era nossa fortaleza, ela não demonstrava que estava com problemas, portanto vamos alertar outras pesssoas que acham que nada pode atingi-las, essa maldita doença chamada depressão está destruindo lares do mundo inteiro, quando minha irmã se foi, levou um pedaço da gente. e não se esqueçam: ningém em sã consciência é capaz de tirar a própria vida,sei que minha irmã está agora em um bom lugar, pq Deus conhecia o coração dela e ninguém pede pra ficar doente, ela não se matou , a depressão foi quem tirou ela de nós. Te amo e te amarei sempre minha Lú!

    ResponderExcluir